Jijoca – força e beleza da natureza

 

“A natureza não faz nada em vão”, entendia o filósofo grego Aristóteles. Assim pensando, acresça-se que, de propósito, para alegria dos homens, a natureza cria em terras alencarinas um dos mais fantásticos ecossistemas costeiros de que se tem notícia. Pelo menos foi o que concluiu o jornal norte-americano Washington Post, em 1987, ao incluir a Praia de Jericoacoara na seleção das dez mais bonitas do mundo.

Jeri, como carinhosamente é conhecida Jericoacoara (“jacaré quarando ao sol”, “refúgio das tartarugas”, “buraco das aves variadas”, “enseada da várzea dos papagaios”), não veio ao mundo sozinha. É parte do município de Jijoca, emancipado de Cruz em 1991 e situado na região norte-cearense do Baixo Acaraú, ocupando diversas localidades em uma área de 209km2: Mangue Seco, Córrego da Forquilha, Baixio, Borges, Córrego Mourão, Córrego Urubu, Lagoa das Pedras, Córrego Perdido, Lagoa Grande, Lagoa do Junco, Sede e a própria Jericoacoara.

Termo etimologicamente indígena, Jijoca seria a junção dos nomes de um casal desta etnia - o ‘Ji’ e a ‘Joca’, que chefiavam tribo que vivia na região. Ou será a ‘morada das rãs’, em tupi, conforme Silveira Bueno. Com população de aproximadamente 20 mil habitantes, tem clima tropical quente semiárido brando, índice de chuva de 826,8 milímetros, temperatura média entre 26 e 28 graus centígrados e um conjunto ambiental privilegiado, o que lhe dá a condição de ‘paraíso natural’.

A esse respeito, a lagoa de Jijoca é um dos mais belos points de Jeri, com areias finas e águas cristalinas em diversos tons de verde e azul. O espelho d´água é um só, mas ganha nomes diferentes em dois trechos. A Lagoa Azul, mais rústica, é destino dos passeios de bugue. Tem barracas simples e trampolins de madeira. Já a parte chamada Lagoa do Paraíso oferece infraestrutura de bares e restaurantes com espreguiçadeiras e redes.

Com o objetivo proteger e preservar amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais e proporcionar pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico, o Parque Nacional de Jericoacoara, onde fica a praia mundialmente celebrada, ocupa espaços de Jijoca, Cruz e Camocim; tem área de 8.850 hectares e é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O município litorâneo de Jijoca é, enfim, referenciado pela inigualável Jericoacoara, praia de dunas, lagoas e coqueirais, águas azuis, cristalinas e temperatura agradável, recanto dos amantes dos esportes náuticos. Como principais símbolos deste encanto da natureza estão a Pedra Furada, com um belíssimo arco esculpido pelo mar nas rochas, situado na Praia da Pedra Furada, e a Duna Pôr-do-Sol, excelente mirante considerado uma das atrações turísticas mais importantes do lugar.

O QUE O TURISTA PODE VER:


Igreja de Santa Luzia - Inaugurada no dia 13 de dezembro de 1964, é considerada uma das igrejas mais belas de todo o Estado do Ceará.

Igreja de Nossa Senhora de Fátima - Construída a meados do século XX, destaca-se pela beleza arquitetônica. Grandes eventos culturais são ali realizados - Missa do Galo, celebração da Coroação de Maria e festas dedicadas à padroeira.

Igreja de Jeri - Localiza-se nas imediações do Serrote de Jeri. Destacam-se as vistas da costa, observadas desde o alto de suas torres.

Vila de Jericoacoara - Nas imediações da Praia de Jericoacoara, é vila típica de pescadores, que vivem principalmente do turismo. Conta com várias pousadas, lojas de artesanato, pequenos bares e restaurantes.

Parque Nacional de Jericoacoara - Área de proteção ambiental fundada no ano de 2002, onde podem ser vistas numerosas espécies de aves, algumas em perigo de extinção.

Serrote de Jeri - Pequena formação rochosa com zonas cobertas por vegetação, que protege o avanço das dunas até a Vila de Jericoacoara. É um dos poucos lugares do Parque Nacional de Jericoacoará onde existe vegetação. Nas imediações localiza-se o Farol de Jericoacoará.

Farol de Jericoacoara - Construído pela Marinha em 1992, é moderno e ecológico - alimentado por energia solar. A 120 metros de altura, desde aí se obtêm uma vista maravilhosa do Oceano Atlântico e de toda a cidade.

Duna Pôr-do-Sol - Localizada no interior do Parque Nacional de Jericoacoara, é um dos principais símbolos do lugar.

Pedra Furada - Um arco de grande tamanho esculpido nas rochas pelo mar, na Praia da Pedra Furada, conhecida também como Praia da Pedra do Frade. Considerado um dos principais cartões postais do município de Jijoca de Jericoacoara, merece especial destaque pelo fenômeno que se produz uma vez ao ano entre os meses de julho e agosto: o sol encaixa perfeitamente no arco, criando um espetáculo digno de ser admirado.

Lagoa de Jijoca - Formada pelas Lagoa Azul e do Paraíso, localiza-se a 5km de Jijoca de Jericoacoara e é a segunda maior do Estado, com 57km de perímetro. Frequentada pelos amantes do windsurf e do kitesurf, tem águas doces e cristalinas e está rodeada de enormes dunas. Conta com uma excelente infraestrutura turística, bares, restaurantes e várias pousadas.

Praias de Jijoca de Jericoacoara
Por todo o litoral encontram-se praias de imensa beleza protegidas por extensas dunas. Caracterizam-se pela sua areia fina e branca e água cristalina de temperatura agradável, ideal para praticar todo o tipo de esportes náuticos. Especial destaque para a Praia de Jericoacoara. Outras há tão belas quanto no perímetro da Lagoa de Jijoca: Barra do Guriú , Praia do Mangue Seco, Praia da Malhada, Praia da Pedra Furada e da Pedra do Frade, Praia do Riacho Doce.

    Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara
    Rua Minas Gerais, 420 - Centro - 62598000 - Jijoca de Jericoacoara - Ceará - Brasil
    CNPJ: 23.718.034/0001-11