ADM.PRESERVAÇÃO E PROGRESSO

Estacionamento em Jericoacoara

Introdução:

O Município de Jijoca de Jericoacoara, a 290 km de Fortaleza - CE, insere-se na atividade turística, como Destino Indutor do Desenvolvimento do Turismo e Destino Referência em Sol e Praia, pelo Ministério do Turismo. A gestão municipal, através da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, preocupada com a preservação, conservação e inclusão social, busca fortalecer o Destino, principalmente na Vila de Jericoacoara, onde concentra a grande maioria dos visitantes.

Objetivo:

Relatar uma ação de controle do fluxo de veículos na Vila de Jericoacoara, tendo em vista o bem estar da população, favorecendo o equilíbrio ambiental num contexto globalizado.

Descrição da ação:

A Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, Conselho Municipal do Turismo, Grupo Gestor e Fórum de Turismo e  Cultura, articulam-se com as organizações da sociedade civil, representadas por empresários, prestadores de serviços e população local, fazendo uma gestão compartilhada, fortalecendo a governança.

Foi construído um estacionamento, onde o visitante é recepcionado, recebendo orientações pertinentes. Entra na Vila com o guia  e retorna ao estacionamento deixando o veículo. Os veículos de prestadores  de serviço e moradores da Vila são cadastrados no Município e os proprietários recebem um selo de identificação. O fluxo é controlado na entrada do Estacionamento, monitorado pelo Departamento de Trânsito - DETRAN/CE, com o apoio do Pro-Cidadania e da Polícia Militar do Turismo - PMTur, ICMBio e moradores. A experiência iniciada no Reveillon/2010, foi vivenciada em momentos de maior e menor fluxo de visitantes. Respaldada por legislação municipal, foi retomada no Reveillon/2011, continuando de forma permanente.

Entidades parceiras

SETUR/CE, DETRAN/CE, ICMBio, Pró-Cidadania, Conselho Comunitário de Jericoacoara e ADETUR

Resultados alcançados

  • De dezembro/10 até agosto/11 foram registrados 9.421 veículos, num total aproximado de 30.000 visitantes,arrecadando R$ 163.530,00;
  • Maior tranqüilidade na Vila para pedestres e visitantes;
  • Diminuição da poluição sonora, minimizando danos socioambientais;
  • Proteção aos prestadores de serviços turísticos;
  • Elevação da auto-estima da população local;
  • Melhoria na conservação e preservação da beleza cênica de Jericoacoara e entorno;
  • Parceria entre poder público, iniciativa privada e terceiro setor;
  • O nível de satisfação dos visitantes é levado - 80%;
  • Caráter pedagógico da ação constitui-se em exercício de aprendizagem constante.

Desafios

Melhorar a gestão do estacionamento, com serviços que potencializem o nível de satisfação dos usuários.

Assegurar a gestão participativa envolvendo todas as categorias sociais e ocupacionais, sem perda da identidade local.
Garantir a experiência em processo contínuo, mediado por conflitos, que deve ter como horizonte a conservação e preservação de um lugar prazeroso para quem nele vive e para o visitante.